sábado, setembro 15, 2012

ESCOLA DOMINICAL, ESPAÇO DE VIDA E MISSÃO


     Agradecemos a Deus por este dia, 3º domingo de setembro em que celebramos o Dia da Escola Dominical. Se perguntarmos às pessoas que participam desta Escola, qual seu significado para elas, acredito que darão testemunho  dos abençoados  benefícios que este trabalho - onde se estuda a Palavra de Deus - lhes proporcionam. Crianças, jovens e Adultos que estão dentre aqueles e aquelas que têm aprendido as Sagradas Letras, experimentam em suas vidas esta importante  contribuição para formação Cristã.


     Voltando o olhar para a história do Metodismo, trazemos a memória, as alegrias e os desafios enfrentados por uma mulher convertida a Jesus, por meio de um sermão de Wesley em 1765, seu nome era Hanna Ball. Em 1769 ela criou a primeira Escola Dominical. Não poderíamos nos esquecer de Robert Raikes que 11 anos depois, no ano de 1780, na cidade de  Gloucester, na Inglaterra, iniciou um trabalho de educação, que incluía a formação cristã, e isto aos domingos, voltado para crianças que não frequentavam a escola. Esta iniciativa se espalhou por toda a Inglaterra. Decorridos oito anos de atividades a Escola Dominical já contava, só na Inglaterra, com 250 mil matriculados. Enfrentou oposições, todavia, muitas pessoas ajudaram a promove-la, dentre estas destaco, John Wesley e Wiliam Fox , que  fizeram com muito entusiasmo e satisfação.

     No Brasil, em meados do século XIX, quando as Igrejas implantavam seus projetos de missão cristã protestante, encontraram  na Escola Dominical  um veículo eficiente de proclamação do evangelho de Cristo. Jesus foi anunciado e tem sido assim até os nossos dias. É um trabalho de natureza inclusiva, desde o seu princípio. Nesta tarefa a Igreja Metodista participa desde o início, ensinando a Palavra de Deus e promovendo a formação cristã neste espaço educativo. Todavia enfrentamos novos desafios, vivemos em tempo de acentuada urbanidade, grandes concentrações de pessoas, contudo, sozinhas e isoladas, vivendo a realidade de condomínios. Diante deste quadro temos um grande desafio: como faremos para alcançar as pessoas, propiciar-lhes oportunidades  de participarem de uma classe em nossa Escola Dominical?

     Deus sempre tem concedido sabedoria ao seu povo, certamente nossas orações, visitas, testemunho pessoal e comunitário serão de grande valor para alcançarmos nossos vizinhos, amigos, colegas de trabalho e escola. Temos o Espírito Santo todos os dias conosco, Sua direção e influência transformarão vidas. Deus tem nos desafiado como comunidade de fé, a participar de todos os trabalhos da Igreja. Nesta vivência somos fortalecidos na doutrina, na comunhão e no partir do pão. Motive-se, venha participar da Escola Dominical, motive outros a visitar e participar da Escola Dominical e  a Poderosa Mão de Deus nos abençoará.

Em Cristo Jesus,
Pr. Rogério Ferreira da Silva  

Nenhum comentário:

Postar um comentário