domingo, setembro 02, 2012

Dia da autonomia


Compartilho com você neste número de nosso Boletim um pouquinho de nossa linda história missionária neste solo pátrio.
Hoje dia 02 de setembro comemoramos  82 anos de autonomia da Igreja Metodista brasileira. Mas para chegarmos a 82 anos de autonomia  muitas pessoas ofertaram seus dons, suas habilidades, suas orações, seus recursos financeiros, suas vidas. Doaram-se, comprometeram-se, trabalharam, testemunharam para que pudéssemos ser, hoje, parte desta história.
Em 1835 o reverendo Foutain Pitts, primeiro missionário  da Igreja Metodista Episcopal do Sul (IMES)  pisava o solo brasileiro. Chegou ao Rio de Janeiro, vindo da América do Norte, para avaliar as possibilidades de estabelecer um trabalho missionário no Brasil. No ano seguinte se instala a Missão Metodista no Brasil, com o reverendo Justin R. Spaulding. O ano de 1837 marca a chegada do reverendo Daniel Parish Kidder e sua família, além dos educadores R. McMurdy e Marcella Russel que juntam-se a Missão Metodista. Em 1840 falece Cynthia Harris,  esposa do reverendo Kidder, que retorna aos EUA. No ano seguinte o reverendo Spaulding também volta ao seu país de origem por falta de recursos financeiros e de pessoal para manter a obra. Encerrava-se, melancolicamente, a atividade Missionária Metodista no Brasil. Apenas 25 anos depois o metodismo se radicaria no Brasil com o  reverendo Junius Eastham Newman. Quatro anos depois a 1ª. Igreja Metodista é organizada em Saltinho, no interior do Estado de São Paulo, com um rol de aproximadamente 50 pessoas.
Após estas iniciativas a Igreja cresce se estabelecendo no Rio de Janeiro e posteriormente em outros Estados e municípios brasileiros. Até este momento a Igreja Metodista é uma missão americana e assim permaneceria até o ano de 1930. Em 02 de setembro deste ano, na então Igreja Metodista Central de São Paulo, hoje, Catedral Metodista de São Paulo, instala-se  o primeiro Concílio Geral da Igreja Metodista do Brasil (IMB) onde é declarada a sua autonomia, deixando de ser uma missão americana para “andar com suas próprias pernas”. A Igreja brasileira em sete dias de trabalhos organizacionais estabelece sua legislação provisória (adotando com adaptações alegislação da Igreja Metodista Episcopal do Sul, bem como seu credo social). Outro marco importante surge no primeiro Concílio Geral : o envio do reverendo Antonio P. Rolim para a Ilha da Madeira (Portugal) ao trabalho missionário que a IMES confiara ao Metodismo Brasileiro.
Então lá se vão 82 anos deste evento maravilhoso que possibilitou a IMB chegar até aqui como um dos ramos da Igreja de Cristo, servindo a Deus com dedicação e visão missionária.
Nossa história está marcada por muitos eventos, momentos, fatos, decisões e por lutas  que dignificam o nome do Poderoso Senhor da vida: Jesus Cristo. Bem verdade que também cometemos erros ao longo desta trajetória, e nos envergonhamos quando os reconhecemos, e os confessamos, na medida da fé em Jesus Cristo, para buscarmos a retidão e a manutenção do compromisso missionário com o autor e sustentador da Vida, nosso amado Deus.
Hoje comemoramos o árduo trabalho de milhares de irmãos e irmãs que comprometeram-se em carregar a bandeira da salvação por meio desta denominação, trazendo-a até aqui. Nossa leitura não pode parar aqui como quem lê um livro de história, agora precisamos voltar nossos olhos para nós mesmos, para nossa comunidade e perguntarmo-nos: qual o futuro desta Igreja? Qual é o meu comprometimento com este futuro? Estou trabalhando como meus irmãos e irmãs do passado trabalharam?  Que herança vamos deixar para as gerações futuras?
A história poderá continuar linda e maravilhosa como a recebemos, ou triste, melancólica e esquecida como quase aconteceu em 1841 quando a missão metodista foi encerrada; a escolha é sua, é nossa. Cabe agora deixarmo-nos tocar pelo Espírito Santo “arregaçar as mangas” e trabalhar muito para darmos continuidade a construção desta história maravilhosa. Não olhe para o outro, olhe para si mesmo e desembaraçando-se de tudo que o impede de trabalhar na obra de Deus  diga: SIM,  ao Senhor da Igreja e  a esta história magnífica.
Seja um construtor desta história !
Pastor Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário