sábado, julho 14, 2012

“...TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE...”



Romanos 12 : 1 e 2

A afirmação acima pode nos “tirar o sono”. O ser humano tem uma tendência a entrar em rotinas, cristalizar ações, atitudes e costumes eternizando-os como se não houvesse mais nada de novo  e importante que possa ser adequado para a vida. Isto é muito natural, toda transformação traz um deslocamento de nossa posição (exige uma nova postura) isto nos tira de nossa zona de conforto. O Apóstolo Paulo, pela inspiração de Deus, toca em uma ferida aberta em cada um nós a medida que nos lembra em seu texto de Romanos 12 que é necessário permitir que transformações ocorram em nossas vidas, afirma ele,  que isto se dá pela renovação de nossa mente, ou seja nossa capacidade de reflexão e busca de novas alternativas para o viver diário, especialmente em nossa relação com Deus. É a transformação e renovação de nossa mente que nos conduz no processo de santificação liderado pelo Espírito Santo.
Deixar-nos transformar é difícil pois isto implica em abrirmos mão de certos hábitos confortáveis que facilitam a nossa vida pois já não nos trazem surpresas, sabemos o que vai acontecer, como vai acontecer e como devemos reagir, isto parece bom porque nos sentimos fortalecidos e seguros, temos a sensação de controle absoluto da situação que está diante de nós.  Por outro lado as transformações nos colocam em situações que surpreendem, com as quais não sabemos lidar,  então nos sentimos frágeis e inseguros. Lutamos contra tudo o que possa ter a aparência de mudança, tudo que  venha a nos desestabilizar, tudo que possa sugerir  desconforto, fragilidade e insegurança.
Por este motivo o processo de santificação é tão difícil para nós, porque nele devemos estar dispostos  a deixar tudo o que impede o desenvolvimento de nossa fé, tudo o que impeça a ação de Deus em nós; todavia temos guardado em nossos corações muitas coisas que dificultam a caminhada para chegarmos a intimidade de Deus, em Jesus Cristo. Por vezes é difícil para nós abandonarmos certos hábitos, maneiras de nos comportarmos, sonhos, ideais, ideologias e até vícios que nos impedem uma aproximação mais profunda de Deus.
A fé autêntica é que nos capacita a  aceitarmos a transformação que Deus deseja operar em nós por meio do Espírito Santo, portanto as mudanças são um desafio de fé, de absoluta confiança, em Deus e em seu filho Jesus Cristo.
O mesmo acontece com as instituições, sejam elas seculares ou religiosas. Transformações podem significar para algumas empresas a única possibilidade de sobrevivência no mercado, para as igrejas o mesmo acontece, certas mudanças soam como a destruição de uma tradição, como o romper de uma aurora não esperada, assustadora e desnecessária. Quando isto acontece a nossa tendência é a retração, pois temos medo de ir  em direção ao novo, de experimentar algo que nunca fizemos. É verdade que nem tudo o que é novo é bom, nem tudo o que é novo agrega a comunidade de fé algo cujo resultante agrade a Deus. Para isso contamos com os sinais de Deus para nós: a Bíblia, a Oração e a Experiência dos líderes maduros na fé.
A igreja tem vencido os séculos porque tem agregado a sua existência muitas transformações guiadas pelo Espírito Santo. Estou me reportando a isto porque precisamos nos abrir como cristãos as transformações que Deus quer operar em nós e na vida da Igreja para que tenhamos uma dimensão espiritual e social relevante no mundo trazendo à sociedade - onde estamos inseridos - a palavra da salvação em Jesus Cristo como um diferencial de vida e de existência para o ser humano e uma palavra profética que denuncie as estruturas sociais que não promovam a vida plena. Precisamos aprender a deixar-nos transformar e experimentar o novo que o Senhor nos oferece para que sejamos exemplos de vida para os que desejam a vida abundante e exemplo institucional para que as estruturas sociais sejam mais justas e humanas. Por isso repetimos a afirmação do apóstolo Paulo : “... Transformai-vos pela renovação da vossa mente...”

Pastor Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário