domingo, outubro 21, 2012

A volta do filho pródigo


 “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.” Lucas 15, 18-19

A parábola do Filho Pródigo, inicialmente nos mostra o filho que chega até seu pai e decide ir embora pedindo sua parte da herança, e a atitude do pai é de aceitação e respeito colocando em suas mãos tudo que lhe pertence por direito de herança. Mas ao passar o tempo, o que notamos na parábola são momentos de muitas dificuldades e tristezas no caminho do filho que se encontrava longe do seu pai.



Talvez esta ocorrência sobre a vida deste filho aconteceu, pois não notou que enquanto estava perto do seu pai ele o aconselhava, cuidava do seu bem estar, o ensinava e assim demonstrava todo seu carinho e seu amor  protegendo-o sem muitas vezes ele se dar conta. E neste momento que  encontrava-se sozinho por opção, começou a vir sobre ele situações que tirariam a alegria e a vontade de continuar.
Mas sabemos que a Parábola que Jesus contou, não termina desta forma e sim o filho reconhece que não agiu corretamente e volta para se retratar com seu pai que o recebe e o aceita de volta. A vida cristã é dinâmica e a aceitação da vontade de Deus é essencial, pois diariamente tomamos decisões que traz suas consequências seja qual for. Por isso é tão importante buscar a Deus no nosso dia a dia para que em momentos semelhantes se encontre a coragem e fé para continuar na sua presença ou quando necessário voltar para o pai.
Que alegria é saber que Deus nos aceita da forma que somos, a sempre a possibilidade, assim este filho deu a importância de voltar, e sua decisão trouxe a ele novamente a vida; o  filho que decidiu  voltar não é o mesmo que partiu, este filho que volta em obediência e respeito a seu pai, ele volta disposto em contribuir com o trabalho e as tarefas da casa de seu pai, ele volta com humildade e simplicidade, amando seu pai e recebendo seu amor e perdão.
Uma semana abençoada!
Pastora Angela A. B. Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário