sábado, agosto 25, 2012

“SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO”


William Shakespeare

No passado de minha história de vida há um dia importantíssimo: o de minha conversão a Jesus Cristo como meu Salvador e Senhor. Desde aquele dia me pergunto se estou caminhando conforme a vontade de Deus, se minha vida tem sido um testemunho da salvação. Hoje (quinta-feira, dia 23/08/2012) fazendo minha reflexão me deparei com a pergunta : Estou no caminho da Santificação ? Estou permitindo que Deus faça uma obra transformadora em minha vida ? Ou será que depois de 36 anos de conversão eu não me acomodei e passei a viver segundo minhas próprias vontades ? 

Foi neste momento reflexivo que me lembrei desta famosa frase de William Shakespeare em sua obra teatral – A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca – que tem sido fartamente repetida como uma pergunta existencial importante. Mas de Shakespeare me veio apenas a inspiração para parafraseá-lo e me perguntar : “ser ou não ser, ... eis o cristão”. Minha reflexão tomou corpo ainda maior ao lembrar que o último censo brasileiro trouxe dois dados que considero importantes : 1. a queda no crescimento dos evangélicos no Brasil; 2. o crescimento dos evangélicos sem Igreja. Somando-se a paráfrase de Shakespeare ao resultado do último censo brasileiro com esses dados preocupantes, a pergunta que não quis calar foi : o que significa ser cristão no cotidiano de minha vida ? Resposta dificílima esta. Estamos tomados, dominados, por ideologias, forças econômicas, políticas e outras que subjazem no oculto dos nossos mais íntimos desejos que acabam por dar direção ao que pensamos sobre Deus, sobre Jesus Cristo, o Espírito Santo, a Igreja e os relacionamentos com o próximo. Nesta luta, em nenhum momento leal, estão estas forças unidas para nos fazer acreditar que a felicidade está em sermos materialistas, ou seja ter mais, em sermos hedonistas, ou seja ter o prazer como bem maior da vida. E como é fácil sucumbir a estas forças, como é fácil deixarmos de lado nosso compromisso com Deus e justificarmos nossas posições com o discurso destas forças, estes discursos são bonitos e convincentes e produzem bem-estar em nós. Por vezes estas forças se apresentam tão potentes que nos fazem utilizar a própria Bíblia, a Palavra de Deus, para fundamentarmos nosso discurso de descomprometimento com o Senhor Jesus. A Palavra de Deus deve ser conhecida, estudada para através dela conhecermos e reconhecermos a vontade de Deus para a nossa vida, nossa família, “nossa Igreja”, nosso testemunho, nosso serviço e amor ao próximo. Ser Cristão não é fácil, a proposta do Evangelho de Jesus Cristo é que nos comprometamos com o AMOR (ágape), com a capacidade de amar nas circunstâncias mais difíceis, de sermos longânimos com o próximo e ajuda-lo em suas fragilidades, porque assim Jesus age conosco perdoando os nossos pecados e nos aceitando como somos. “Ser ou não ser, eis a questão”; “ser ou não ser, ...eis o cristão, eis a questão.”
Convido você meu irmão e minha irmã a vasculhar sua vida com muita atenção e verificando a atuação destas forças malignas que nos afastam de Deus e do próximo que faças tua confissão de pecados, te abras para o Senhor da Vida, Jesus Cristo, e entregue-se a ele para ser transformado, santificado; reafirmando assim o teu compromisso com o Senhor da Igreja e retomando teus votos de serviço a  Deus e ao próximo, só desta maneira teremos uma Igreja forte neste país lindo que Deus nos deu para evangelizar.
Abraços,
Pastor Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário