sábado, agosto 18, 2012

“Árvore plantada junto a corrente de águas “


Salmo 1
Desde o início da experiência Humana com  Deus, percebe-se através do relato Bíblico o  quanto nosso Criador procura estar conosco.  Adão caminhava com Deus, recebeu autoridade e governo para administrar a terra, certo dia Deus o procurou na viração do dia, e não  o encontrou como de costume, ele tinha se escondido, presumindo que Deus não perceberia seu estado.
Desde então, a  experiência de Adão e sua posteridade tem sido de fuga, por conta do pecado que se instalara na realidade humana. Mesmo assim, Deus nunca desistiu  de procurar as pessoas com o objetivo de restaurar a comunhão perdida. Deus sabe onde estamos e qual é a nossa condição. Temos encontrado dificuldades em retomar o caminho, mas sentimos falta Dele.  Deus se revela a nós  e tem nos oferecido o seu Reino.

Ao meditar nestas palavras, percebo no Salmo 1, a experiência do encontro e do distanciamento humano de Deus. Este Salmo nos indica o caminho, pista para um verdadeiro encontro, pois considera que devemos nos distanciar, não de Deus, mas do conselho dos ímpios. A impiedade se traduz em toda idéia e atitude que nos afasta de Deus, dos seus valores e princípios.
Neste sentido, os dias atuais tem sido marcados pelo relativismo que constrói o império da descrença , que gera a falta de compromisso com Deus e com os outros, semeando as mesmas dúvidas que no princípio a sagaz serpente sugeriu ao  coração humano, de colocar a vontade de Deus em segundo plano ou excluindo-O completamente de  sua  própria vida. Fogem da Sua presença se escondem Daquele que conhece todas as coisas, vivendo a ilusão, deixando a verdade.
Por outro lado, o Salmo em questão, chama de bem-aventurados, aqueles que tem prazer nos ensinos do SENHOR, neles meditam de dia e de noite. O salmista compara esta maneira de ser e viver “a uma arvore  plantada junto a corrente de águas , que no devido tempo da o seu fruto e cuja as folhas não murcham e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” (v.3)
Esta experiência tem uma vitalidade duradoura, pois se encontra em Deus, fruto de uma comunhão  continua que nos transmite sabedoria para a vida. Assim, os bem-aventurados, são todos aqueles e aquelas que não se afastam de Deus,  mas procuram a Sua Presença dia após dia, e nisto prosperam com frutos que glorificam a Deus, pois são como árvores plantadas junto às águas. Que Deus nos abençoe e amplie nossa compreensão de Sua vontade.
Em Cristo Jesus,
Pr. Rogerio Ferreira da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário