quinta-feira, junho 14, 2012

59 anos de vida e missão : celebração contínua


Este é o terceiro domingo após a Celebração de Pentecostes, e também é um dos dias de comemoração pelos 59 anos de existência desta comunidade. Tanto o Pentecostes como os 59 anos de vida desta Igreja são motivos de festa, de celebração e muita alegria. O regozijo não é sem razão, vejamos: no calendário judaico o Pentecoste era uma festa que celebrava a colheita, os primeiros frutos da sega, o sustento da vida, então os judeus apresentavam-se alegremente a Javé com suas ações de graças e com suas ofertas. Também nós relembramos que Deus nos dá o trabalho como sustento e as primícias de nossos recursos financeiros tornam-se ofertas agradáveis ao Senhor, quando o fazemos com gratidão e alegria; celebramos continuamente.



Festejar os 59 anos de vida de nossa amada Igreja é ter um coração grato, alegre, cheio de regozijo porque o senhor da vida nos tem concedido o privilégio de sermos acolhidos nesta comunidade de fé e aqui nos tem instruído sobre a sua vontade, sobre a nossa salvação, e nos concedido sua presença santa e maravilhosa santificando-nos em processo de reconstrução de sua imagem e semelhança em nós. 

Neste terceiro domingo festejamos através da liturgia a alegria da fundação da Igreja (adoramos), a certeza do perdão de nossos pecados (confessamos) o regozijo de sermos parte deste corpo (louvamos), a submissão ao Espírito Santo (recebemos a Edificação da Palavra), festejamos o fato de sermos convocados a servir (Dedicação e Envio). 

Nesta dinâmica litúrgica apresentamos a Deus nossa alegria em adorá-lo, nossa alegria em nos confessarmos, nossa alegria em louvá-lo, nossa alegria por sermos educados pela Palavra e nossa alegria por sermos enviados ao nosso próximo com a tarefa de proclamar a salvação e “espalhar a santidade bíblica por toda a terra” que pisamos. Assim, no movimento litúrgico, estamos celebrando a festa dos 59 anos de existência da Igreja Metodista Central em São Bernardo. 

Celebrar não é parar para festejar, mas pensar a festa como uma celebração contínua, que traz consigo a alegria, o regozijo, pelo servir, pelo ofertar, pelo orar, pelo desejo de ver a Igreja crescente, dinâmica, viva, forte, atuante na sociedade ofertando direção aos perdidos, libertação aos cativos, salvação aos pecadores, dos quais nós somos os principais. 

A existência da Igreja só tem razão de ser nesta dinâmica diária da salvação e da festa, porque cada um de nós celebra a vida nova que recebemos em Jesus Cristo, todos celebramos o serviço ao qual fomos chamados, nos alegramos em nosso Salvador Jesus Cristo e no Espírito Santo consolador que nos enviam diariamente como “ovelhas a proclamar salvação no meio de lobos.” 

Assim os nossos antepassados recentes criaram esta comunidade e lutaram por ela tenazmente, assim está sobre nós este legado de festa e serviço que manterá a Igreja Metodista Central em São Bernardo nos trilhos da santidade, para que esta celebração contínua contagie as novas gerações de salvos e mantenham com luta e tenacidade a dinâmica da salvação neste município através desta Igreja crescente, dinâmica, viva, forte e atuante na sociedade na qual estamos inseridos.

Que Deus nos dê coragem e força para cumprirmos a missão que nos está proposta.

Forte abraço,

Pastor Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário