domingo, junho 03, 2012

Um ano mais de vida !!!


Colossenses 2 : 6 e 7


Hoje iniciamos as celebrações do 59º. aniversário da Igreja Metodista Central em São Bernardo do Campo. O que de fato significa celebrar um aniversário ? Quando se trata de pessoas que aniversariam agradecemos a Deus por ter concedido um ano mais de vida, por ter abençoado com toda sorte de bênçãos (celestiais, materiais, emocionais etc.). Fazer aniversário é celebrar a vida, a vida que Deus nos oferece porque nos ama.
Com uma instituição não é muito diferente afinal a instituição Igreja só  faz sentido quando as pessoas são vistas, reconhecidas, agregadas, consolidadas na fé, quando seus membros estão envolvidos com a missão desta instituição. Então celebrar o aniversário da Igreja é celebrar a vida, não necessariamente da instituição mas das pessoas que construíram e que continuam construindo com seus dons e serviços um pedacinho, mesmo que pequenino, do Reino de Deus.
Portanto celebrar é também recordar o que Deus já fez, como ele amou e ama as pessoas, como Deus esteve e está presente na vida da Igreja e como nós por menores que sejamos somos alvos deste amor divino. Meu irmão e minha irmã celebrar este aniversário é reconhecer que apesar de tudo um celebrante da vida, que é você, está “arraigado”, “edificado” e “confirmado”, plantado neste solo fértil e que ainda pode produzir muitos frutos para o Reino de Deus. Celebrar é alegrarmo-nos com nossa história de vida porque são nossas histórias que fazem sentido à memória, o que não vivenciamos, o que não experimentamos, é uma parte subjetiva da história que nossa memória acaba por deixar longe do recordar. Com muita alegria comemore estes 59 anos de existência desta comunidade.
Refletindo sobre a memória e história que faz sentido para nós recordo que hoje é domingo de santa ceia. Este momento precioso na vida cristã, de alegria, contentamento, de comunhão, é um fato subjetivo para muitas pessoas. Por vezes até mecânico, no qual o pão e o vinho são sorvidos sem quase nenhum sentido. Todavia a santa ceia instituída por Jesus Cristo tem um significado profundo na vida do cristão que de fato experimentou a conversão e está participando ativamente do processo de santificação. Semelhantemente  aquele que celebra a história de vida em um aniversário, na Santa Ceia celebramos a história da vida cristã universal (de todos os cristãos) e rememoramos a nossa própria história de vida cristã, nossa conversão e nosso caminhar diário com Jesus Cristo, como afirma Colossenses 2 : 6  “Como pois recebestes a Cristo Jesus, assim também andai nele.”  Então ao iniciarmos o rememorar da história de vida de nossa Igreja, que é nossa própria história, semelhantemente estaremos celebrando a vida cristã através da participação significativa na Ceia do Senhor recordando que somos o alvo do amor de Deus, da Salvação em Jesus Cristo, a razão de ser e existir da Igreja Metodista Central em São Bernardo do Campo.
Por tudo isso minha oração dirigida a Jesus é : que o Senhor nos inspire, nos motive e nos conceda dons para o serviço cristão e  como Corpo Vivo de Cristo sejamos benção para nosso bairro e nossa cidade, como também agradeço pelos 59 anos da história de vida de nossa amada Igreja.

Forte abraço e parabéns a todos e todas, construtores da história desta Igreja !
Pastor Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário