domingo, maio 27, 2012

Pentecoste, a manifestção da multiforme graça de Deus

Atos 2 1-12

A presença de Jesus instruindo e fortalecendo seus discípulos durante quarenta dias após a sua ressurreição, trouxe grande alegria e esperança. Todavia Jesus precisava retornar ao Pai, para ser glorificado e enviar O Espírito Santo, conforme havia prometido.
Antes de partir, pediu aos seus discípulos que não se ausentassem de Jerusalém, até serem revestidos de poder para testemunharem a salvação por meio de Jesus, e isto, em Jerusalém e até os confins da terra. Seguindo as orientações do mestre aguardavam em  oração e comunhão, quando o Espírito Santo veio, enchendo toda casa e cada um deles. Esta dádiva, enviada por Jesus, marca um novo tempo - O da manifestação da multiforme Graça de Deus – e cumpre a promessa, Deus presente conosco, todos os dias até a consumação dos Séculos.

Diante desta extraordinária experiência, nasce a Igreja, que recebe autoridade de Jesus para estabelecer o Reino de Deus, formada por pessoas imbuídas de um só propósito, anunciar o Cristo, Senhor da vida e de todas as coisas. Em lugar do medo, nasce a coragem e intrepidez, e cheios do Espírito, testemunham a ressurreição de Cristo, começando em Jerusalém.
Meditando neste relato algumas questões me vieram a mente que podem nos auxiliar na reflexão: O que representa o Pentecostes para as nossas vidas hoje? O que ele nos ensina? Em que nos desafia? Deus está presente na vida da Igreja, e tem nos proporcionado muitas alegrias e motivações para continuarmos cumprindo o Seu propósito, somos despenseiros desta maravilhosa Graça, que nos concede Dons para desenvolvermos nossos ministérios. Nesta perspectiva, nos colocamos ao  Seu dispor, para que o Pentecoste de Jesus nos impulsione dia a dia ao encontro das pessoas, testemunhando o quanto Deus nos tem amado.

Em Cristo Jesus,
Pr.Rogerio Ferreira da Silva