domingo, maio 27, 2012

Pentecoste, a manifestção da multiforme graça de Deus

Atos 2 1-12

A presença de Jesus instruindo e fortalecendo seus discípulos durante quarenta dias após a sua ressurreição, trouxe grande alegria e esperança. Todavia Jesus precisava retornar ao Pai, para ser glorificado e enviar O Espírito Santo, conforme havia prometido.
Antes de partir, pediu aos seus discípulos que não se ausentassem de Jerusalém, até serem revestidos de poder para testemunharem a salvação por meio de Jesus, e isto, em Jerusalém e até os confins da terra. Seguindo as orientações do mestre aguardavam em  oração e comunhão, quando o Espírito Santo veio, enchendo toda casa e cada um deles. Esta dádiva, enviada por Jesus, marca um novo tempo - O da manifestação da multiforme Graça de Deus – e cumpre a promessa, Deus presente conosco, todos os dias até a consumação dos Séculos.

domingo, maio 20, 2012

Louvor expressão de amor e compromisso


O louvor é algo importante e fundamental na vida do cristão; porque ele pode ser manifesto de diversas formas, e depois, porque (seja qual for a forma de louvor) ele é expresso como fruto do amor que sentimos por Jesus.  Encontramos na Bíblia no Novo Testamento em Hebreus  13,15 “Por meio de Jesus , pois, oferecemos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome”.
Em nossa vida pessoal e comunitária de fé, expressamos louvor a Deus através de várias formas, através da oração, testemunho, da participação das atividades, através de cânticos espirituais, através da pratica do dízimo e ofertas, tudo que envolve a vida comunitária nos leva a expressão de amor e comprometimento com o Reino de Deus.

domingo, maio 13, 2012

“Venho derramando minha alma perante o Senhor”


Leia I Samuel capítulo 1

Hoje comemoramos merecidamente e com gratidão o dia das mães. Todos sabem das questões comerciais que envolvem estas datas especiais, principalmente em tempo de economia em desenvolvimento e com certo equilíbrio, mas não é sobre aspectos comerciais que desejo escrever e sim sobre o testemunho de uma mulher que é até hoje um exemplo para mulheres e homens.
Seu nome ANA, esposa de Elcana, mulher estéril, “atribulada de espírito” de muitas “ansiedades e aflições” que sofria com o fato de não ser mãe. No antigo Israel a população compreendia a esterilidade como uma condenação de Deus por causa dos pecados cometidos; Ana sofria por causa do desejo de ser mãe, pelas acusações sociais, por causa do deboche da segunda esposa de Elcana (a sociedade era poligâmica naquela época); embora fosse amada por seu esposo que a protegia com cuidados diferenciados. Nada disso podia reduzir os sentimentos de frustração, das pressões e irritações que lhe impunha a rival e a sociedade. Nesta situação de muita pressão Ana - na visita anual ao templo – ora a Deus.

domingo, maio 06, 2012

Tempo de refletir, tempo de avançar


Lucas 24.13-31
Ao Imaginar o cenário no caminho de Emaús, ao terceiro dia após a crucificação de Jesus, nos permite perceber que a esperança perdia seu vigor e muitas dúvidas e inquietações envolviam os dois discípulos,  até que, um desconhecido caminhante se aproxima e participa do diálogo. Suas palavras faziam-lhes arder o coração, e o vigor abatido se renovava, e a esperança se fortalecia ao ouvir Aquele companheiro do caminho, mesmo sem entenderem naquele momento porque isto acontecia.  

sexta-feira, maio 04, 2012

Notória salvação

SALMO 98 : 1 – 2
A notoriedade é uma qualidade capaz de elevar o desconhecido à celebridade. Isto quando se fala de pessoas, se nos referimos a fatos a informação imediata transforma um evento qualquer em um momento grandioso. A mídia (TV, internet, jornais, revistas, etc) tem a capacidade enorme de dar visibilidade a pessoas, fatos, eventos, por vezes dando-lhes tal importância que tornam-se  notáveis. Neste processo midiático temos muitas coisas importantes, sérias, que nos ajudam a compreender como funciona a sociedade e como podemos viver melhor, como existem - também - muitas coisas de pouquíssima importância que vem e vão como ondas desvanecendo-se em curto espaço de tempo, como as ondas que espumejam nas areias da praia.