domingo, março 03, 2013

“Oração está sempre em ordem!”


Salmo 86:6


Não se sabe ao certo quem é o autor da frase acima, no entanto para muitas pessoas a autoria da mesma é do Bispo Geoval Jacinto da Silva, afinal ele a repete com muita freqüência. Embora a autoria de frases, textos, músicas, pensamentos e outros seja muito importante, quero neste pequeno momento reflexivo falar sobre a importância da oração como uma ferramenta de comunicação permanente com o Senhor Deus. A oração deve ser um estilo de vida.
Explico: Quando a oração é parte de um ritual, em uma celebração, ela tem um significado que ultrapassa o nível do individual e vai para o coletivo, por isso essas orações são mais “retóricas”, pois expressamos pensamentos, palavras que além de demonstrarem nossos sentimentos, anunciam os desejos de toda a comunidade.
 Mas há as orações que fazemos diariamente nas quais nos “derramamos” diante de Deus, elas são pessoais, individuais através das quais nós nos damos a conhecer a Deus (sentimentos, desejos, necessidades, etc.) e pelas quais podemos conhecer a vontade Deus para nossa vida.
Por esses motivos a oração é tão importante para os cristãos, ela nos vincula a Deus em uma dimensão que ultrapassa as questões simples do cotidiano e adentra a relação íntima com aquele que nos criou através de Jesus Cristo, o nosso Salvador. Individual ou coletiva, a oração é um canal de comunicação com Deus, uma ferramenta maravilhosa do desenvolvimento de nossa fé em Jesus Cristo. Para que percebamos a importância da oração basta que leiamos os evangelhos e neles descobrimos como o próprio Jesus Cristo utilizou a oração como meio de contato, comunicação entre ele e o Pai. 
“A oração ou o ato de orar está sempre em ordem”, isto significa que não existe lugar ou situação na qual não possamos orar. Mesmo diante de muitas dificuldades ou situações em que não podemos orar de maneira convencional, ou seja, em alta voz, podemos orar em pensamentos e mesmo assim Deus nos ouve. A oração é relacional, ou seja, ela é um instrumento demonstrativo da espiritualidade cristã que ultrapassa os meios rituais, que tem sua importância e lugar, e nos aproxima de Deus – o Pai - por meio de Jesus Cristo. 
Por este motivo, no dia 01 de março toda a cristandade celebra o dia mundial de oração, pois reconhecemos que a oração é fundamental em nossa relação com Deus e no testemunho de nossa fé. Vivamos pois uma vida de oração sincera e madura, orando em todo o tempo e lugar.

Abraços, 
Pastor Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário