domingo, março 17, 2013

“ENTÃO, IREI AO ALTAR DO SENHOR...” Salmo 43


Ao mesmo tempo em que escrevo este texto há um julgamento em andamento no Fórum de Guarulhos onde Mizael Bispo de Souza é réu do assassinato de Mércia Nakashima. A morte da jovem ocorrida a 3 anos atrás é conhecida de todos por meio da mídia. Paralelamente o mundo ainda está sob o impacto e as comemorações da eleição do novo Papa da Igreja Católica, o cardeal Jorge Mario Bergoglio .
A vida é mesmo paradoxal!  Quase incompreensível quando tentamos olhar a pluralidade dos fatos que estão ocorrendo ao mesmo tempo. Nestes fatos encontramos muitos sentimentos, entre eles a alegria e a justiça, a tristeza e a injustiça, por exemplo.
O salmista ao compor o Salmo 43 está descrevendo a vida cotidiana e sua complexidade. Há no texto um clamor por justiça, por haver em seu convívio a tristeza da injustiça representada no homem fraudulento e na opressão das contendas provocadas pelos inimigos de seu povo. 
Busco este texto do Salmos por lembrar que estamos vivendo o 5º. Domingo da Quaresma e nele o calendário cristão reserva para a reflexão o tema da justiça, a justiça de Deus.  Diante da proposta reflexiva sobre a justiça devemos ler os fatos que acontecem ao nosso redor, sobre a égide da justiça divina devemos observar o cotidiano e nele nos colocarmos como agentes do Reino de Deus e da Sua justiça, assim o Senhor Jesus nos motivou com as palavras registradas por Mateus, em seu Evangelho no capítulo 6  no verso 33, quando diz: “buscai, pois, em primeiro lugar,  o seu Reino e a sua justiça,e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” É a justiça de atuante de Deus que pode transformar vidas , instituições, situações, sonhos e etc. A justiça de Deus  opera em nós a certeza de que a injustiça, toda ela, será julgada equilibradamente, justamente. 
Então quando a justiça de Deus se estabelece no cotidiano, podemos cantar como o salmista que iremos ao altar de Deus que é a nossa alegria e ali poderemos louvá-lo ao som de instrumentos, de danças, com muita alegria. Deus age com justiça, Ele é o nosso refugio e fortaleza. 
Portanto acheguemo-nos prioritariamente ao Reino de Deus e a sua justiça e ele cuidará de nós misericordiosamente, então, indo ao seu altar derramaremos nosso coração e irromperemos em cânticos espirituais com adoração e louvor para aquele que é, que era e que há de vir.

Abraço a todos e todas,
Pastor Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário