segunda-feira, março 11, 2013

“Então, da costela que o Senhor Deus tomara ao homem, formou a mulher; e a trouxe ao homem.” – Gênesis 2.22


O Dia Internacional da Mulher é marcado por conquistas que mudaram a sociedade em muitos aspectos, e é exatamente por isso que até hoje (desde 1922) este dia é comemorado por aqueles/as que lutam na construção de uma sociedade que reconheça, valorize e proporcione mais espaço à mulher. E quanto a nós cristãs, qual tem sido o nosso compromisso com esta sociedade na condição de “mulheres de Deus”? E qual a forma de entendermos e celebrarmos este dia? Primeiramente, é motivo de agradecimento a Deus pelo Dia da Mulher e oportunidade para algumas considerações significativas desta data. Entendemos que a mulher, em nosso contexto atual, vive de maneira a afirmar e reafirmar sua independência quando se sente prejudicada diante dos padrões estabelecidos pela sociedade.
 Quando nos reportamos à leitura bíblica, observamos que algumas mulheres do Antigo testamento conquistaram e obtiveram espaço no contexto em que viveram, entre elas: Eva, Sara, Rebeca, Raquel, Ana, Mirian, Débora, Ester, Rute, Maria (mãe de Jesus), Isabel, Maria Madalena, Marta, sua irmã Maria e outras que ousadamente venceram preconceitos da época. Jesus trouxe esperança e respostas para mulheres, tanto no aspecto social (opressão/discriminação) e espiritual. Entendemos que a liberdade deve estar dentro de nós e não ser apenas uma lembrança social de que somos livres para alcançarmos nosso espaço, seja qual for nossa ocupação, família (marido/filhos) trabalho, escola, etc...
 O Projeto de Deus para o ser humano e particularmente para a mulher, é que nossa liberdade venha primeiramente de Deus, na qual destacamos mulheres que conseguiram entender que o amor de Deus, Sua compaixão e misericórdia estão ao alcance de todas; assim, esta liberdade e valorização interior nos fará enxergar que o nosso nome está entre estas mulheres que foram citadas, mulheres que resolveram abrir-se para Deus e consequentemente esta liberdade tornou-se real. Jesus, em todo seu ministério, valorizou, ajudou e amparou as mulheres em sua época para que fizesse diferença no seu tempo. Você, mulher (criança, adolescente, jovem, adulta, mãe, avó) agradeça a Deus pela sua vida e por ser mulher.
Rogamos a Deus que o Dia Internacional da Mulher represente apenas o início da liberdade e que na liberdade em Cristo, a qual nos proporcionará (segundo a graça do Senhor) amor, alegria e esperança. Deus abençoe a todos/as nós!

Revda. Angela Aparecida Balbastro Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário