terça-feira, novembro 27, 2012

RENDEI GRAÇAS AO SENHOR....


                                       Salmo: 118
  
O livro dos  Salmos conta muitas experiências do povo de Deus, trazendo a memória as intervenções divina em favor deste, ao mesmo tempo que expressa o seu distanciamento e os apelos no sentido de trazê-los a comunhão da aliança. Nestes relatos destacam-se eventos significativos  do provimento de Deus para conservação da vida, cumprindo Suas promessas, enviando socorro em situações de escassez  e fome. Dentre estas situações, destaco o livramento de adversários que destruíam suas colheitas e os que faziam escravos através de pesados impostos, quando não a própria vida.


Diante deste cenário, próprio de um tempo de guerras e sobrevivência, não somente Israel estava exposto a tais circunstâncias, muitos povos encontravam à sua própria maneira de  buscarem refúgio, por isso, Israel  recebeu da parte de Deus , promessas e dons, afim de proclamar e testemunhar aos  povos e nações  o Caminho do Senhor, pois eram reino de sacerdotes.

Neste sentido, mesmo em situação de exílio, distantes de sua terra, expressavam através dos cânticos a Deus, arrependimento, esperança de livramento e abundancia de justiça e paz, pois confiavam em Deus, que é bom e que sua misericórdia dura sempre. Esta prática de ler e cantar Salmos era uma das maneiras de fortalecerem suas vidas e continuarem a  jornada. Muitas vezes,  na terra da escravidão lhes pediam que cantassem belos hinos de sua terra, mas apesar das dificuldades, cantavam.

Estas experiências seguiram, e a atitude de  render graças nos cultos, nas casas, nos encontros de fé, passou de geração a geração, possibilitando que no tempo de Jesus, esta prática estivesse  presente entre os discípulos, nos ensinos e devoções. Em nossos dias os frutos deste aprendizado nos conduz a render graças a Deus, cantar e bendizer seu Santo Nome em nossos encontros de fé e celebrações. Somos um povo que canta e rende graças ao Senhor, por seu cuidado para conosco, pelo amor fraternal que nos cerca, pela mesa  farta que  recebemos por Seu provimento.
  
Assim, partilhamos as alegrias e os desafios da vida, tendo consciência da bondade de Deus, lhe agradecemos, incluindo também a rica oportunidade de celebrar no dia 22/11/2012  o dia Nacional de Ação de Graças. Um compromisso com Deus e nosso próximo, numa atitude de fé  e solidariedade, promovendo a vida em meio a situações de escassez e falta, crendo que as misericórdias e a bondade do Senhor nos seguirão todos os dias de nossa vida. Que Deus nos abençoe ricamente!

Em Cristo Jesus,
Pr. Rogerio Ferreira da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário