sábado, dezembro 01, 2012

O TEMPO DO ADVENTO E A ESPERANÇA DA SALVAÇÃO


Jeremias 33 : 16


Estamos iniciando neste domingo o período que no calendário litúrgico cristão corresponde ao Advento. 
ADVENTO significa “chegada”, a chegada gera em nós o sentimento da espera. Assim o advento tem estas duas características : “esperamos pela chegada de Jesus Cristo”. Certamente que estamos nos reportando ao simbolismo do nascimento de Jesus Cristo. O período do advento é celebrado nos quatro domingos que antecedem o dia de Natal, para recordarmos liturgicamente estes momentos confecciona-se a “Coroa do Advento” a qual é composta por um circulo de ramos verdes que sinalizam o grande amor de Deus. 

O circulo, por não ter começo nem fim, nos ensina que o amor de Deus por nós é eterno e a cor verde nos remete a importância da vida humana e da criação divina, além de trazer consigo o significado da esperança da Salvação em Jesus Cristo. Nesta coroa colocam-se fitas vermelhas cujo simbolismo traz a memória as alianças de Deus com a Humanidade, através da história, com o fim de salvá-la. 
Na coroa estão presente cinco velas, sendo uma ao centro e quatro distribuídas em distâncias equitativas na coroa. As velas que ficam colocadas encima do círculo (na coroa propriamente dita) são das cores roxa, violeta, lilás e cor de rosa. Pode-se trabalhar a ornamentação com o degradé de cores das velas ou simplesmente em um só padrão desde que dentro das cores citadas. Acende-se uma vela no primeiro domingo, acendem-se duas velas no segundo domingo e assim sucessivamente até o quarto domingo do advento. As velas são acesas a cada domingo relembrando as promessas de Deus sobre a chegada do Messias e a cores fortes relembram a ansiedade da espera e a necessidade de arrependimento de nossos pecados. 
A vela branca deve ficar centralizada e será acesa apenas no dia de Natal porque ela simboliza o nascimento de Jesus Cristo, sua cor traz a memória que Jesus Cristo é a Luz do mundo, o Salvador da humanidade.
Celebrar o advento a cada ano nos ajuda a refletir sobre a ação de Deus no mundo a favor dos seres humanos e para não nos deixarmos corromper pelas falsas alegrias de um Natal proposto pelo deus mercadológico que nos ilude com fantasias para que utilizemos nossos recursos financeiros para celebrações sem significado que aludem ao Natal como uma festa da família, da partilha, mas que em nada lembra que a família deva reunir-se para cultuar a Jesus Cristo e a partilha não existe para a solidariedade humana senão que para  cumprir os objetivos mercadológicos do capitalismo. 
Então caros irmãos e irmãs rendamo-nos a Jesus Cristo  e não ao natal fantasioso, colorido, iluminado das vitrines das lojas, que celebram o culto ao deus mercado, cujo personagem principal não é aquele que dá razão a existência do Natal- Jesus Cristo . Lembremo-nos que o Natal é uma das datas mais significativas da cristandade e devemos, como cristãos que somos, valorizar a história, a cultura e a tradição do Natal de Jesus Cristo, no qual nos dispomos a celebrar a alegria do amor de Deus por nós e a falar da Nova do Evangelho para nosso próximo, a fim de que todos sejam salvos.
Desde já, desejo, um bom período de Advento e um Feliz Natal de Jesus Cristo, a todos e todas.
Pastor Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário