domingo, dezembro 16, 2012

ESPERA CONFIANTE


                                                          Salmo 40 1-3

A atitude da espera tem sido desafiadora para vida humana, demanda o exercício  da paciência e fé. A Bíblia relata muitas experiências acerca da paciência e também a falta dela,  cada situação com consequências  próprias.  Noé aguardou o tempo necessário para que as águas do dilúvio escoassem e recebeu o sinal que as plantas já brotavam, que a natureza se renovava. Abraão e Sara obtiveram  a promessa de um filho, todavia a impaciência gerou Ismael , trazendo  grandes dificuldades em sua família .

Quando se pensa no tempo que passa rápido e nos objetivos e sonhos que não se concretizam, causa em algumas pessoas apatia e desanimo,  noutras, apesar das circunstâncias, vontade de continuar insistindo, porque entendem que os desafios são próprios da existência humana,   uma oportunidade que recebemos de Deus para fortalecer nossa fé e esperança e vencer obstáculos vislumbrando a possibilidade de alcançar. Vale  lembrar que esta confiança precisa está fundamentada na Palavra de Deus e em suas promessas que nos confere um caminho seguro, um terreno firme para trilhar o nosso caminho em segurança.
Estas considerações é uma  tentativa de traduzir um pouco daquilo que entendemos por espera confiante, um testemunho de vida que compartilhamos com O salmista no Salmo acima citado, em contraste a este tempo em que vivemos, o presente século, que exige de cada um de nós o crer em coisas imediatas, instantâneas, como se cada um de nós tivesse  em sua posse a  lâmpada de Aladim,  e as pessoas querendo fazer de Deus seu gênio particular.     
A Bíblia revela o plano redentor de Deus, e todos que o buscarem irá compreender que Ele cumpre sua vontade no decorrer dos anos. Jesus é sua maior revelação. O povo de Israel  esperava a promessa do Messias, todavia no tempo do nascimento de Jesus nem todos compreenderam o cumprimento da promessa, não perceberam o tempo de Deus, a Graça Redentora que se manifestava entre os homens. Neste mesmo tempo tinham pessoas que nunca desistiram  de crer e esperar,  apesar da “demora”, viram cumprir os desígnios de Deus . 
Esta reflexão nos convida lembrar, de como é importante nossa fidelidade a Deus. Que nos encontremos  sempre na presença de Jesus que pelo Seu Espírito nos ajuda a discernir o tempo e remi-lo, afim de que a nossa confiança em Deus, sinalize comunhão, mesmo a  despeito  das circunstancias tenhamos o Senhor como nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente em todos os momentos. Que o período do Advento, seja este tempo de reafirmar a fé e nesta espera confiante caminhemos no amor de Deus.     
Em Cristo Jesus,
Pr. Rogerio F. Silva                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário