domingo, julho 29, 2012

CONFIANÇA EM CRISTO


Nestes dias de inverno desejamos o calor do sol para amenizar as baixas temperaturas; nesta semana o sol tem sido abençoador. Foi olhando pela janela do gabinete pastoral que vi a luz do sol intensa e me lembrei do hino 377 do hinário evangélico que tem o título acima. Seu coro diz:




“Deixa a luz do céu entrar,
Deixa o sol em ti nascer,
Abre o coração e deixa Cristo entrar,
E o sol em ti nascer.”
                                                                                                                      
Passei a cantarolar o coro do hino e a meditar sobre a ação de Deus em minha vida. 
Uma comparação foi inevitável, juntar o inverno e suas baixas temperaturas, o sol, seu calor agradável e a beleza do dia, mais a letra da canção. Então, traduzo nestas poucas linhas, minha reflexão sobre estes elementos e a ação de Deus em mim.

Sei que há muitas pessoas que gostam do inverno, mas todos sabemos que esta estação tem uma certa melancolia, uma certa tristeza por causa dos dias frios. Assim me sinto quando - por razões múltiplas - me afasto do convívio mais íntimo de Deus. Fico melancólico, entristecido e acabo por buscar em outras atividades suprir a falta que Deus faz, não porque Ele não esteja perto, mas porque o recuso, o afasto de minha companhia. Então ao cantarolar a letra do hino me vi pensando que a presença de Deus é como a luz do sol: ilumina trazendo a beleza dos detalhes mais pequeninos da criação divina, alegra o dia, seu calor traz aconchego e liberdade, destitui a melancolia e a tristeza enchendo de significado a vida. Assim é a presença de Deus em nós, quando aceitamos sua companhia, quando o convidamos para entrar em nossa rotina, quando nos abrimos para a sua Luz vivemos como um lindo dia de sol. A presença de Deus transforma o que somos, o que pensamos, o que desejamos; nossas intenções e nossas ações são mais próximas da justiça e do amor ao próximo.


O que posso afirmar é que nossa relação com Deus tem que ir muito além da espera de bênçãos e milagres, Deus deseja um relacionamento interior, íntimo conosco, que se revela em uma vida de fé comprometida com os princípios do Evangelho de Jesus Cristo, com os mandamentos que nos foram dados. 
Uma vida de intimidade com Deus é geradora de bênçãos e milagres, mas não são estes os fins da relação humana com Deus; o que Deus deseja é que sejamos com um ambiente onde o sol entra e traz vida e vida em abundância. Isto é o que precisamos de fato, uma vida plena, abundante, vida que reproduz vida. Então o poeta soube com maestria e sensibilidade traduzir tudo isto em uma letra linda e uma canção maravilhosa, nos convidando a deixar a luz do céu entrar, a abrir o coração e deixar Jesus Cristo entrar para dar pleno significado a vida e gerar em nós a esperança da vida eterna. Meu irmão e minha irmã, não permita que sua vida seja um eterno inverno, uma vida melancólica e triste, abra seu coração para que o sol da eternidade brilhe em você, traga vida a você; Ele transformará sua rotina, seus pensamentos, suas ações, sua maneira e visão de vida e encherá seu coração de alegria, de contentamento, de significado e de esperança. Abre o coração e deixa Cristo entrar, e o sol em ti nascer.


Abraços,
Pastor Marcos