quarta-feira, abril 04, 2012

“...Ressurgiu dos mortos, ...”

Afirmação do Credo Apostólico


A fé, e tão somente ela, é capaz de perceber a profundidade da afirmação que faz o Credo Apostólico, e que titula esta meditação. A Páscoa é para os cristãos o auge da parte terrena do plano salvífico de Deus a nosso favor. Celebrar a Páscoa é trazer a memória todos os atos de Deus, desde o Antigo Testamento, que demonstram seu desejo de redimir a natureza humana e lhe conferir uma nova vida, abundante e eterna, conferindo-lhe pelo processo de santificação a restauração da imagem e semelhança do próprio Deus em nós; imagem e semelhança novamente conferida, não retorcida pelo pecado, sem manchas, sem nódoas.
Celebrar a Páscoa é portanto atender a demanda de um coração sábio que confia plenamente em seu Senhor, que crê e afirma a ressurreição como ato da benignidade de Deus Pai a favor de seus filhos. A ressurreição de Jesus se deu no período de comemoração pascal, tempo de celebração judaica que recorda a libertação do cativeiro egípcio, a passagem pelo mar vermelho e a caminhada para Canaã prometida por Deus. Celebramos a páscoa trazendo a nossa memória fatos semelhantes aos acontecidos com o povo Judeu relatados no Antigo Testamento. Também nós celebramos a libertação do cativeiro imposto pelos nossos pecados, a passagem  de uma vida nas trevas para uma nova vida na luz e a caminhada para a perfeição com Cristo, alimentando a esperança da vida eterna na presença do Trino Deus (nossa Canaã).
Com estes argumentos de nossa fé é quase incompreensível que não nos alegremos e celebremos com muitos louvores as ações de Deus em seu plano fantástico de salvação dos seres humanos. Bom, mas... temos um  problema... nem todos serão salvos. Embora a salvação seja oferecida para todos e todas depende de uma “coisinha simples” : nossa decisão de aceitar o plano de Deus para nós, rejeitando toda e qualquer outra opção que não seja passar pela Cruz e pela Ressurreição com Cristo Jesus, através da fé. Por isso os apóstolos escreveram o CREDO APOSTÓLICO e nele inseriram a afirmação ; “RESSURGIU DOS MORTOS”, afirmando pela fé que apenas crendo na morte salvífica e na ressurreição de Jesus é que somos acolhidos pelo Pai na qualidade de filhos adotivos, adotados por seu amor maravilhoso.
De todas as razões para que alguém se alegre e faça comemorações, não há nenhuma semelhante a esta, pois a Páscoa celebra o Amor de Deus por Nós, seu poder regenerador  e salvação gratuita.
Bom meu espaço está terminando e não tenho como falar sobre o coelho e os ovos de chocolate, quem sabe um dia nós cristãos tenhamos coragem de não nos comprometermos com este personagem comercial, fictício, que está tomando o lugar da ressurreição de Jesus.
ALELUIA !  JESUS CRISTO VIVE !


Pastor Marcos