domingo, fevereiro 24, 2013

DEPENDÊNCIA DE DEUS



João 3 : 16  e  Filipenses  2 : 5 - 11

Por que deveríamos depender de alguém ou de alguma coisa ?   Em tese não deveríamos depender de nada, mas a vida demonstra que somos seres criados para a interdependência, ou seja, existimos na relação com as demais obras da criação (reinos: vegetal, animal e mineral). O mais fantástico é que fomos criados para uma relação ainda mais profunda com o próprio criador. A dependência de Deus se estabelece então por vias relacionais, ou seja o próprio Deus estabelece seu contato com  a humanidade  através de relações.
Estas relações se fundamentam (se sustentam) sobre o mais profundo sentimento que o ser humano pode conhecer: o amor. Para compreendermosmelhor o que acontece entre nós e Deus podemos nos apropriar da metáfora da criação de filhos. Os filhos assim que nascem são totalmente dependentes dos pais para a sobrevivência, mas ao se desenvolverem são capacitados para “autonomia inter-relacional”; isto quer dizer a autonomia para viverem em sociedade, junto a outros da mesma espécie, atendendo a determinadas normativas que organizam a vida em comum.
Uma vez adultos tornam-se independentes, autônomos, e ainda mantêm com os progenitores uma relação profunda de carinho, atenção, aprendizado e dependência emocional. Na relação com Deus temos a mesma proposta, ou seja somos dependentes de Deus no novo nascimento e crescemos em santidade para termos uma “autonomia inter-relacional” que nos capacita a viver em comunhão como corpo de Cristo e nos equipa para sermos seus parceiros na implantação do Seu Reino, por outro lado  ela mesma  nos faz compreender nossa dependência de Deus, como filhos.
Desejamos ouvi-lo, obedecê-lo, viver sua vontade em nós porque Ele continua sendo o cuidador que orienta, que educa para a “autonomia inter-relacional”.  Estamos falando, portanto, de uma relação com Deus que se apresenta  madura,  confiante (fé), que busca o conhecimento que está n´Ele, que se entrega e se compromete com os valores paternos propostos por Deus.
A dependência de Deus é um processo na vida humana de reconhecimento da obra criadora  e redentora de Deus a nosso favor, é uma entrega absoluta de nossa própria vida ao processo de crescimento para a “autonomia interrelacional”, sem a qual não podemos viver. Outra possibilidade é vivermos egoisticamente sem considerar o próximo e o próprio  Deus; neste caso o que pode parecer autonomia, será na verdade uma tragédia humana sem precedentes, já experimentada por muitos ao longo dos séculos  e em larga escala em nossa sociedade.
Conscientemente sejamos dependentes de Deus para sermos “autônomos inter-relacionais”, agregados e partícipes do Corpo de Cristo, e acolhidos na intimidade de Deus e colaboradores do Senhor em seu projeto de vida para toda a humanidade.

Abraços, Pastor Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário