domingo, fevereiro 17, 2013

BEM-VINDOS À QUARESMA !


Jonas 3 : 1 a 10

Hoje é o primeiro domingo da Quaresma. Mas o que significa a Quaresma ?  Qual importância tem isto em minha vida ? Quaresma é um termo litúrgico originário do Latim – “quadragésima” que significa um período de quarenta dias. Este período (que vai da quarta-feira de cinzas a quinta-feira santa) é reconhecido como o tempo de preparação para a páscoa, logo o tempo de quarenta dias que antecede a páscoa é chamado de Quaresma pelos cristãos. Neste período espera-se que cada cristão tenha um tempo de reflexão sobre sua vida pessoal, no qual possa reconhecer seus limites pessoais, seus erros, suas fragilidades e arrependa-se de seus pecados. 
O mesmo deve ocorrer com a comunidade de fé. Erramos, temos limites, somos frágeis, não apenas individualmente também coletivamente, como grupo, como corpo de Cristo, como comunidade de fé, cometemos pecados e precisamos refletir sobre suas consequências, buscar o arrependimento e renovar nossa aliança com Deus. A Quaresma é um período propício ao arrependimento e a conversão a Jesus Cristo, mas se já somos conversos devemos renovar nossa aliança, restaurar nosso compromisso com Deus a partir do arrependimento. 
Portanto a Quaresma é um tempo reflexivo, introspectivo, isto não significa que vamos deixar de trabalhar, de viver, pelo contrário, nossas ações, atitudes, pensamentos, deverão estar sob uma nova ótica, uma nova leitura de mundo, na qual reconhecemos a grandiosidade de Deus, a estupenda misericórdia a nosso favor, a maravilhosa Graça que nos foi dada gratuitamente em Jesus Cristo e paralelamente nos damos conta de nossas fragilidades, nosso limites, nossos pecados e nos oferecemos ao arrependimento e a conversão ou renovação de nossa fé em Jesus Cristo. 
É de suma importância a vivência da Quaresma na Comunidade de Fé, na Família de Deus, pois como coletividade podemos alcançar profundidade na santidade e na intimidade de Deus; se utilizarmos o período da Quaresma adequadamente como tempo de reflexão sobre os erros internos e externos que temos cometido, certamente caminharemos em direção a vontade soberana de Deus e obteremos resultados maravilhosos em nosso meio, quer seja a leitura correta da realidade e da vontade de Deus a ser seguida , quer seja nos momentos oportunos e necessários o atuar miraculoso de Deus entre nós e através de nós. 
O texto Bíblico do profeta Jonas nos inspira para a celebração da Quaresma, também o povo de Nínive teve 40 dias para arrepender-se e converter-se ao Senhor. O resultado fascinante do trabalho missionário de Jonas foi a conversão de toda a cidade, de todo o povo. A Quaresma é um tempo, um período aparentemente longo mas cuja eficácia redunda em bênçãos eternas. Não passe pela Quaresma, viva a Quaresma. BEM-VINDO A QUARESMA !

Forte abraço,
Pastor Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário